o-sabonete-certo

O sabonete certo para o seu tipo de pele

Higienizar a pele diariamente é uma rotina de alguns homens e muitas mulheres e, não é para menos, já que uma pele limpa e bem cuidada é sinal de saúde e bem estar. No entanto, em meio ao arsenal de sabonetes e cosméticos existentes uma dúvida paira no ar. Qual é o produto indicado para cada tipo de rosto? Seca, mista, oleosa ou normal? Todo mundo sempre opina, mas, a certeza mesmo você terá nas linhas abaixo.

A médica dermatologista, Luciana Macedo de Oliveira, Diretora Médica da Clinique des Arts, SP, diz que o primeiro passo para essa certeza é observar. “Pele normal é sempre macia, com poros bem discretos e bem lisinha. Já a pele oleosa está sempre com brilho excessivo, os poros são bem aparentes e geralmente apresenta cravos e espinhas. Já a pele seca é mais áspera, aparenta estar se “quebrando” o que facilita a descamação. Por fim, a mista – como o próprio nome já diz – possui partes oleosas e partes secas, nesse caso, a oleosidade aparece na região da testa, nariz e queixo”.

Detectado o tipo de pele, surge outra dúvida: Qual é o sabonete correto para cada tipo? Antes de responder a pergunta, a médica enumera algumas questões importantes. A primeira delas é em relação à escolha do produto certo. “O primeiro passo é descobrir o PH do produto, ele deve ser próximo ao da pele. Como ponto central, calculamos que a maioria das peles possui o PH em torno de 5,5, portanto o sabonete deve ser no máximo 7 para ser considerado neutro”.

Outra dica importante é optar pelas versões líquidas. “Os sabonete em barra são mais agressivos, uma vez que são mais alcalinos”, explica a médica.

Na hora de lavar o rosto e o corpo, opte por água fria ou morna. A junção de água muito quente e sabonete removem a camada natural de proteção da pele. O mesmo vale para banhos prolongados. Quem toma mais de um banho por dia, deve ensaboar apenas as partes de maior transpiração.

 

O sabonete certo para a pele certa

Pele normal

Quem tem a pele normal, pode apostar em sabonetes mais perfumados. Aposte em produtos que levam extrato de hamamélis, extrato de própolis, cânfora ou alantoína na formulação, pois mantém a oleosidade sob controle. Também é importante hidratar a pele após a lavagem.

 

Pele seca

A limpeza para esse tipo de pele deve ser suave, já a hidratação intensa. Opte por versões à base de substâncias oleosas e hidratantes, como lanolina, manteiga de carité, óleo de amêndoas, extrato de semente de uva e laurilsulfato.

 

Pele oleosa

O excesso de sebo deve ser combatido com sabonetes adstringentes. Opte por substância à base de hamamélis e própolis. Para esse tipo de pele, as versões líquidas são ideais. Ácido salicílico, enxofre e a sulfacetamida sódica são substâncias excelentes no controle da oleosidade.

 

Pele sensível

Nesse caso, substâncias que possam causar algum tipo de irritação devem ser evitadas ao extremo. Procure sabonetes líquidos, na versão em gel, pois são menos agressivos. Extratos de camomila e erva-doce são boas opções de calmantes naturais.

 

Médica dermatologista, Luciana Macedo de Oliveira, Diretora Médica da Clinique des Arts, SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *