descubra-como-manter-os-cabelos

Descubra como manter os cabelos saudáveis no carnaval

“Olha a cabeleira do Zezé (…)” já dizia a tradicional marchinha carnavalesca. Os tempos mudaram. Os cabelos ficaram mais curtos, porém, os cuidados devem continuar sempre os mesmos. Durante o carnaval os cabelos ficam muito agredidos. O pacote que inclui: mergulho no mar e piscina, excesso de sol e tintura química verdadeiramente acabam com os seus fios.

Não tem jeito. No Carnaval todos acabam excedendo. Não tem como pedir para alguém não entrar no mar para manter os cabelos saudáveis, por exemplo. Porém, é possível minimizar as agressões através de pequenos cuidados. A médica dermatologista Luciana Macedo de Oliveira, Diretora Médica da Clinique dês Arts, relacionou algumas dicas abaixo para que você entre e saia da folia com os cabelos sadios:

 

1) Banho de Mar

O excesso de sal presente nas águas do mar agride e muito os fios. Em poucos minutos, os raios solares reagem com o sal da água do mar, dando início a um processo de decomposição da camada protetora dos fios e pigmentos dos cabelos. Resultado: fios porosos, quebradiços e desbotados. Em alguns casos a raiz enfraquece e os cabelos começam a cair. Portanto, NUNCA deixe os fios secarem ao sol. Mergulhe somente na hora de ir embora e enxágüe bem com água doce, secando em seguida com uma toalha. Uma dica simples, usar condicionar à base de proteínas. Esse produto criará uma camada a mais de proteção.

 

2) Banho de Piscina

Já tentou pentear os cabelos após um mergulho na piscina? Os fios ficaram duros e difíceis de pentear? Isso ocorre porque o cobre presente na água com cloro reage com a água oxigenada dos cabelos e com tintura, deixando os cabelos esverdeados. A dica: Usar toucas de silicone e passar um protetor de cor. Também é importante lavar seus cabelos com xampu anti-resíduo.

 

3) Transpiração

Evite deixar o couro cabeludo suado por muito tempo. Com o suor as partículas de fumaça e poeira acabam grudando nos fios, o que pesa os fios. A transpiração também pode causar modificação no PH da pele deixando-a propícia para seborreia e caspas. A dica é lavar os cabelos diariamente nessa temporada com xampus que equilibram e regulam o PH.

 

4) Pinturas com Tinta

Colorir os cabelos com cores variadas (verde, vermelho, roxo…) é bem comum no carnaval. Se for aderir, a dica é procurar uma tintura específica e que agrida bem menos os fios. Nada de pintar com tinta guache ou papel crepom. Esses produtos não foram desenvolvidos para os cabelos, podendo trazer problemas.

 

5) Dicas Básicas

Em resumo, aposte em chapéus e bonés para proteger os cabelos do sol. Leve sempre uma garrafia com água mineral para lavar os fios após sair da água do mar ou da piscina. Aposte em máscaras de silicone para proteger ainda mais os cabelos. Evite água quente na hora do banho, ela desidratada os fios e prejudica as proteínas capilares. Aposte em xampus neutros, as versões infantis são fáceis de encontrar e agridem menos o couro cabeludo.

 

Fonte: Dermatologista Luciana Macedo de Oliveira, Diretora Médica da Clinique dês Arts e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *