cinco-mandamentos

Cinco mandamentos para manter a pele protegida do sol

Protetor solar é fundamental durante o ano todo. Mas usá-lo no verão é praticamente uma regra, que não pode ser esquecida. A pele é o órgão responsável pela cobertura do organismo, garantindo a sua proteção. “Ela é dividida em camadas, a derme e a epiderme, sendo que a primeira é a camada externa, composta por colágeno, elastina, proteínas, e a segunda é a mais profunda, composta por queratina, melanócitos e células imunitárias”, explica a dermatologista Luciana Macedo de Oliveira, diretora médica da Clinique dês Arts (CRM-SP 92.409).

Por ser o maior órgão do organismo, exige cuidados especiais, entre eles, com relação à exposição solar. Afinal, se não for cuidada, pode ter problemas como ressecamento, queimadura e alterações de coloração. “Por isso, os protetores e bloqueadores solares devem ser utilizados diariamente, já que a claridade também pode provocar o envelhecimento precoce da pele. E é essencial que esteja sempre protegida contra os raios nocivos do sol (UVA e UVB) para prevenir o câncer de pele e queimaduras”, alerta.

Por isso, antes de aproveitar o verão na piscina ou na praia, saiba quais são os cuidados essenciais para garantir a saúde e a beleza de sua pele. A dermatologista Luciana Macedo de Oliveira listou cinco mandamentos que não podem ser deixados de lado, confira:

 

Qual o FPS

Quem tem pele mais sensível e clarinha precisa investir em um FPS mais elevado com, no mínimo, 45. Os demais podem apostar em um FPS 30. No entanto, a exposição deve ser moderada, no início da manhã e final da tarde. “Não é recomendável expor-se ao sol entre 10h e 16h”, alerta a médica. E regiões mais sensíveis do corpo como rosto, lábios, orelhas e cabeça, em especial, os calvos, também exigem um FPS mais elevado. Reaplique o produto a cada duas horas, ou sempre que entrar na água.

 

Hidratação power

O sol, a agua do mar e da piscina deixa a pele mais ressecada. Por isso, não deixe de hidrata-la diariamente. “Aplique regularmente um creme hidratante indicado para o seu tipo de pele para recuperá-la e prevenir o envelhecimento precoce”, ensina a dermatologista.

 

Banho mais frios

Aproveite o calor e aposte em banhos frios ou mornos. “A água fria fecha os poros e impede que a pele fique muito oleosa, além de ter efeito calmante”, comenta Luciana.

 

Pele geladinha

O gel pós-sol tem efeito calmante e refrescante sobre a pele. Aposte neste cosmético, ele deixa a pele hidratada e preserva o bronzeado por mais tempo.

 

Acessórios importantes

Use chapéu para proteger o couro cabeludo contra queimaduras. Os óculos também ajudam na proteção dos olhos e do rosto. Use, sem receio!

 

Fonte: Dermatologista Luciana Macedo de Oliveira, Diretora Médica da Clinique dês Arts (CRM-SP 92.409) e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *