celulite

Celulite: descubra o que pode desencadear

A celulite é um mal que incomoda muitas mulheres, o seu efeito casca de laranja no bumbum é bastante perturbador, principalmente no verão que deixa muitas mulheres com vergonha de usar biquínis. Apesar da celulite ser um problema estético ela também é uma doença, que está relacionada a depósitos irregulares de gordura, formando saliências e depressões em regiões como glúteos, coxas, abdômen e braços.

De acordo com a dermatologista Luciana Macedo de Oliveira (CRM-SP-92.409), Diretora Médica da Clinique des Arts. A celulite é uma degeneração do tecido gorduroso com deficiência na circulação. “A falta de circulação no local deixa a célula sem oxigenação e isso afeta o tecido fibroso que causa a celulite”, explica a dermatologista.

 

Identifique o problema

Antes de tratar qualquer celulite é importante identificar qual estágio que ela se encontra. Por isso, é importante consultar com um dermatologista para ele verificar gravidade do problema e indicar o melhor tratamento. Conheça os estágios que a celulite pode apresentar:

Grau I: a região afetada não apresenta modificação circulatória e também não há sinais visíveis na pele e muito menos dor nesse primeiro estágio.

Grau II: ocorre um endurecimento do tecido de sustentação e as irregularidades começam aparecer, mas ainda não existe dor.

Grau III: é nessa fase que ela desenvolve o aspecto casaca de laranja e fica dolorida. A fibrose instala-se na região e a circulação fica comprometida. Podem aparecer pequenos vasos e uma sensação de peso e cansaço nas pernas.

Grau IV: é a fase mais perigosa, onde as fibras estão mais duras formando nódulos e a circulação fica prejudicada. A celulite aparenta um acolchoado e as pernas ficam inchadas e doloridas. A sensação de cansaço é frequente nesse último estágio.

 

O que pode causar a celulite?

A falta de atividade física e uma dieta inadequada também colaboram para o aparecimento da inimiga do bumbum.

“São inúmeras as causas da celulite. Pode ser genética, falta de atividade física, má alimentação, excesso de peso, distúrbios hormonais ou pouca ingestão de água. Além disso, pacientes com problemas vasculares tem predisposição em desenvolver a doença”, destaca a médica Dra. Luciana Macedo de Oliveira.

A dermatologista Luciana Macedo de Oliveira alerta para alguns fatores que podem causar a celulite. Fique atenta e descubra quais são os inimigos do bumbum lisinho:

Excesso de peso e obesidade

Apesar de não ser exclusiva em mulheres com excesso de peso, a celulite costuma ser mais grave em pacientes com estas características.

 

Sedentarismo

Manter uma boa circulação e musculatura ajuda a prevenir a celulite e colabora com a melhora da pele que apresenta o problema.

 

Hiperlordose

Problemas como hiperlordose podem provocar aparecimento da celulite.

 

Açúcar

Dificulta a circulação do sangue e a oxigenação dos tecidos.

 

Gorduras

O seu excesso prejudica a circulação e impede a nutrição das camadas superficiais da pele.

 

Refrigerante

O refrigerante é um inimigo número 1 das mulheres porque contém açúcar, que se transforma facilmente em gordura no organismo.

 

Álcool

Transforma-se em açúcar, entre outros efeitos nocivos, aumento de peso.

 

Comida enlatada

Contém substâncias químicas que saturam o sistema linfático de toxinas, ocasionando deficiências de vitaminas e sais minerais.

 

Problemas circulatórios

Quando o sangue circula com dificuldade, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso permite que o líquido fique preso entre as células tornando-o mais vicioso.

 

Pílula Anticoncepcional

A ingestão de estro-progestágenos como pílulas anticoncepcionais e conservantes de alguns alimentos, favorecem para a retenção de líquidos intersticiais, que ocasiona o edema endotelial. Todo esse processo pode gerar a celulite.

 

Calça Jeans

O aparecimento da celulite está diretamente relacionado à má circulação, que costuma acontecer com o uso de calças muito justas ao corpo.

 

Fumo

O cigarro piora a circulação sanguínea da pele e aumenta a produção de radicais livres que podem contribuir para o surgimento da celulite.

 

Qualidade de sono

Uma noite mal dormida pode contribuir para a liberação de hormônios do estresse que promovem retenção de líquidos no corpo, ocasionando a celulite.

 

Pouco líquido

Pessoas que bebem pouca água, sucos e vitaminas ao longo do dia acabam tendo maiores problemas de circulação e consequentemente retendo mais líquidos.

 

Postura

A postura inadequada interfere na retenção de líquidos e na deposição de gordura no corpo, surgindo celulite e prejudicando o estado da pele.

 

Estilo de Vida

A má alimentação, tensão emocional como o estresse e o excesso de toxina no organismo podem provocar a celulite.

 

Cuidando da celulite

Agora que você já sabe quem são os vilões da celulite está na hora de combatê-los. Antes de iniciar qualquer tratamento estético consulte um dermatologista para identificar qual fator que desencadeou a celulite no seu corpo.

“O uso de alguns cremes devem ser utilizados junto com outros tratamentos. Os hidratantes devem apresentar em sua composição substâncias que quebram a gordura e estimulam o fluxo sanguíneo da região”, aconselha a dermatologista Luciana Macedo de Oliveira.

Além dos tratamentos, cuidados simples e diários podem ajudar você a se livrar das celulites:

Atividades Físicas

O movimento estimula o fluxo sanguíneo. Além disso, ajuda o corpo a eliminar as toxinas, que podem ajudar na formação da celulite.

 

Alimentação equilibrada

Procure consumir alimentos antioxidantes para manter a celulite à distância. Evite sal, doces, gorduras, frituras, café, refrigerantes e todos os alimentos que sobrecarregam o organismo com toxinas.

 

Massagens regulares

A massagem aumenta a circulação do sangue e também pode esticar os tecidos conectivos. Ela pode também reduzir a quantidade de gordura armazenada e reduzir as toxinas do corpo.

 

Beba líquidos

Os Líquidos são ótimos aliados contra as celulites. Eles hidratam as células do interior e promover a circulação.

 

Fonte: Dermatologista Luciana Macedo de Oliveira (CRM – SP 92.409), Diretora Médica da Clinique des Arts e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A celulite é um mal que incomoda muitas mulheres, o seu efeito casca de laranja no bumbum é bastante perturbador, principalmente no verão que deixa muitas mulheres com vergonha de usar biquínis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *